Refeições Escolares - CMA Novo procedimento 2022/2023

Com a transferência das competências de gestão dos refeitórios escolares para a autarquia local, urge informar os Ex.mos Senhores Encarregados de Educação sobre a alteração do procedimento de pagamento e marcação das refeições escolares, assim como da consulta das ementas diárias do Agrupamento de Escolas de Alcochete. Deste modo, somos a informar/reforçar a informação remetida por email aos Ex.mos Senhores Encarregados de Educação sobre uma comunicação emitida pela Câmara Municipal de Alcochete:

A Câmara Municipal de Alcochete (CMA) está a implementar ano letivo de 2022/2023, uma plataforma de gestão de conteúdos educativos do município, que permite ao Encarregado de Educação aceder a diversas áreas que lhe dizem diretamente respeito, nomeadamente o módulo relativo às Refeições Escolares.

A Implementação desta plataforma permitirá ao Encarregado de Educação aceder diretamente às refeições escolares realizadas pelo seu educando, extrair faturas e consultar notificações e ementas.

Além das opções acima mencionadas, o Encarregado de Educação vai poder ainda, de forma simples e imediata, efetuar e gerir os carregamentos do cartão escolar, ficando o saldo do cartão pronto a ser usado nomeadamente no refeitório escolar.

Esta plataforma trará certamente vantagens para os encarregados de educação, nomeadamente pelo acesso direto à informação relativa ao seu educando como presença nas refeições e faturas/recibos emitidos.

O acesso à plataforma SIGA poderá ser efetuado através de qualquer computador ou telemóvel (com acesso à internet), através do seguinte endereço e utilizando as seguintes credenciais:

Nome do Aluno: XXXXXXXXXX

Estabelecimento de Ensino: Escola EB 2,3 El-Rei D. Manuel I OU Escola Secundária de Alcochete

Endereço: https://siga.edubox.pt

Utilizador: XXXXXXXXXX (a indicar pela CMA via email ou registo correio)

Código de acesso: XXXXXXXXXX (a indicar pela CMA via email ou registo correio)

O Cartão Escolar pode ser carregado através do Multibanco, MB Way e Payshop, sendo que o Município assumirá o pagamento da respetiva taxa de carregamento. Para que possa aceder e utilizar esta plataforma consulte AQUI - CARTAO-ESCOLAR-PRE-PAGO, folheto informativo com todas as instruções necessárias. No seguimento, anexamos ainda outro documento informativo remetido pela CMA, consulte AQUI - SIGA_refeições.

Para qualquer esclarecimento ou dúvida, por favor comunique com o Setor de Educação - através do correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando sempre o nome do aluno, estabelecimento de ensino que frequenta, ano de escolaridade, nome do Encarregado de Educação, contacto telefónico e dúvida em questão.

Agradecemos a sua colaboração, certos de que a implementação deste sistema permitirá uma maior proximidade entre o Encarregado de Educação/Aluno, Escola e Câmara Municipal, assim como uma melhor gestão no funcionamento e organização do Serviço de Refeições Escolares.

O cartão escolar do Agrupamento de Escolas de Alcochete mantém as valências de carregamento e utilização no bar e papelaria, assim como a gestão e consulta de acessos (entradas e saídas na escola).

Poderá ainda consultar os vídeos explicativos da plataforma Edubox: https://www.youtube.com/watch?v=5C7kAastkuo e https://www.youtube.com/watch?v=UNm-Aos9VxY.