Diplomas de Excelência

O Agrupamento de Escolas de Alcochete vai proceder à entrega dos Diplomas referentes ao ano letivo 2021-2022. Nestas cerimónias apenas serão entregues os Diplomas de Excelência. Os Diplomas de Valor serão entregues em sala de aula.

No dia 02 de fevereiro serão entregues os Diplomas de Excelência aos alunos do 4.º e 6.º anos que se destacaram pelos resultados escolares e, no dia 03 de fevereiro, aos alunos do 9.º e 12.º anos.

O evento decorrerá no Fórum Cultural de Alcochete, pelas 21h00, com lotação limitada e lugares reservados.

Os Diplomas de Valor, menções desportiva, artística, científica, literária e ética, serão entregues aos alunos no contexto de sala de aula.

Desporto Escolar

Corta-Mato Escolar 2023:

No passado dia 10 de janeiro decorreu na Escola EB 2,3 El-Rei D. Manuel I, o Corta-Mato Escolar que contou com a adesão de 248 alunos dos 5º ao 12ºanos, professores, assistentes operacionais, com colaboração na organização, dos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e Turismo. Depois de uma pandemia que afastou os alunos das atividades físicas e desportivas, a nossa comunidade educativa congratula-se com o regresso ao formato habitual, a numerosa participação e organização deste evento, que decorreu em um ambiente de respeito e bem-estar de todos os participantes.

MegaSprinter 2023:

No passado dia 18 de janeiro, a Escola Secundária foi palco de mais um apuramento do MegaSprinter que contou com a participação de 99 alunos. A atividade foi dinamizada pelos professores de Educação Física e apoiada pelos alunos do 11 ano do Curso de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.

Destacamos o empenho e o excelente clima com que decorreu a atividade, apesar de não ter sido possível a utilização da pista do Parque do Valbom, dadas as condições climatéricas adversas.

Prof. Agostinho Silva

Coordenador de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Alcochete

Parlamento dos Jovens 2023

Subordinado ao tema “Saúde Mental nos Jovens: Que desafios? Que respostas?” decorreram as sessões de Escola integradas no programa Parlamento dos Jovens. Realizaram-se diversas ações e debates alusivos ao tema, dinamizadas pelos alunos e coordenadas pelas Professoras Ana Soares (Ensino Secundário) e Eduarda Adriano (Ensino Básico). O processo eleitoral terminará esta semana e serão elegidos os alunos representantes do Agrupamento de Escolas de Alcochete às sessões a nível distrital ou regional.

O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa. O Programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República.

Constituem objetivos do Programa:

- Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;

- Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;

- Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;

- Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;

- Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;

- Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito  pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;

- Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Cabe à Comissão Parlamentar com competência na área da Educação definir as orientações do Programa Parlamento dos Jovens e acompanhar a sua execução

(Fonte: https://jovens.parlamento.pt/Paginas/default.aspx)

Projeto Educ@mente

 

 

“Já não sei o que fazer a esta criança… Não me ouve. Amua. Faz birras tremendas. Bate. Grita. Mente. Não colabora. Não come. Não larga os ecrãs. Não quer fazer os trabalhos de casa. Só quer atenção. Não escuta. Provoca-me...

Às vezes só me apetecia… Sei lá!...”

 Estes pensamentos são-lhe familiares?

Na verdade, não há pai, mãe ou cuidador, que não os tenha de vez em quando. De facto, é muito comum as crianças e adolescentes apresentarem comportamentos desafiadores que nos deixam desnorteados e com os nervos em franja. E quando isso acontece como é que nós, adultos, respondemos? Por norma, relativamente, em piloto automático, o que torna o ambiente familiar e as relações com os nossos filhos tensas e pouco permeáveis a desenvolver o respeito, aprendizagem e cooperação. A questão é: como alterar isto?

Se não sabe o que fazer ou se sente perdida/o com os desafios de comportamento dos seus filhos, venha conhecer uma abordagem de educação que ajuda a ver os filhos sob um novo olhar ao mesmo tempo que orienta, com ferramentas práticas que se podem usar no dia-a-dia, para uma renovada forma de responder aos desafios de comportamento e conseguir cooperação, autonomia, responsabilidade, respeito, autodisciplina, empatia,… e tudo o mais que considere essencial para o desenvolvimento saudável dos seus filhos.

Que conteúdos serão abordados neste workshop?
» Caracterização das crianças na sociedade atual
» Origens da Disciplina Positiva
» Diferentes abordagens parentais/educativas e seus impactos
» Relação entre disciplina e aprendizagem
» O porquê da reatividade das crianças e adultos e implicações
» Desafios de comportamentos e relação com o treino de competências socio-emocionais
» Critérios de uma disciplina efetiva
» Ferramentas práticas de Disciplina Positiva

O workshop “Disciplina Positiva – Por onde começar?” realiza-se dia 26 de janeiro, entre as 18h00 e as 20h00, no Auditório José Caninhas da Escola Secundária de Alcochete.

A participação neste evento é GRATUITA mas sujeita a inscrição. Se tiver interesse em participar inscreva-se até dia 23 de janeiro através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando o seu nome, nº de filhos, idade e principais desafios que sente na educação.

Este workshop é dinamizado por Liliana Ferreira, Educadora Parental e socioemocional e Mentora do projeto Emoções à flor da Mente, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alcochete e o projeto Educ@mente.

Link do evento: AQUI