Reportagem do XXVI Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO

A Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, acolheu-nos de novo no “XXVI Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO” entre os dias 23 e 26 de janeiro, numa iniciativa que juntou 14 escolas, 72 alunos e 22 professores.

“A paz: um compromisso, uma conquista” foi o tema do encontro de 2024, inserido no ODS16 – “Paz, Justiça e instituições eficazes”, que tem como objetivo “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, baseadas no respeito universal pela justiça e pelos direitos humanos”.

Os representantes dos oito países participantes refletiram sobre as soluções para uma cultura de paz mundial, partilhando ideias e valores humanistas de modo a fomentar a cooperação internacional, a compreensão e a harmonia.

Do estrangeiro, vieram participantes da Naturwissenschaftliches Technikum Dr.Künkele – Landau (Alemanha), do Liceu nº 397 Eiffel do Dande – Luanda (Angola), do Colégio Guilherme Dumont Villares – S. Paulo (Brasil), do Colégio Los Abetos – Madrid, Instituto de Educación Secundaria Luis Seoane, Colégio Eduardo Pondal e Instituto de Educación Secundaria Pazo da Mercé – Pontevedra (Espanha), Escola Andorrana de Segona Ensenynaça d’Encamp (Principado de Andorra), Hudson High School – Hudson e Newton South High School (EUA), e International School of Turin (Itália).

No que se refere a escolas portuguesas, Santarém acolheu alunos e professores do nosso agrupamento, Agrupamento de Escolas de Alcochete, da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, na Figueira da Foz, e da Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas, além da escola anfitriã, a Sá da Bandeira.

Os nossos representantes foram os alunos da ESA, Ricardo Margal e Matilde Soares que foram excelentes comunicadores e que partilharam com todos os colegas ideias, vontades e afetos.

O nosso Diretor visitou-nos e assistiu à comunicação dos nossos alunos. Obrigada, Diretor, pelo seu apoio e pelo seu compromisso com a missão da UNESCO! A Câmara Municipal também nos apoiou financeiramente e na logística. O nosso muito obrigada! Agradecemos também à nossa mentora, Cristina Torrão, que connosco esteve todos os domingos de manhã a dar-nos instrumentos de trabalho, incentivo e muita, muita alegria. Obrigada, Cristina, pela tua dádiva generosa e graciosa que tanto nos anima e estimula nestas pequenas conquistas que os nossos jovens fazem com os valores da UNESCO.

Do programa, que se estendeu ao longo de quatro dias, para além das apresentações muito interativas e dos debates dos participantes das várias escolas, destacou-se a comunicação do Doutor João Mendes Marecos, a exposição cedida pela Fundação Dr. Mário Soares e Dra. Maria Barroso “Willi Brandt: uma vida de luta pela liberdade, pela paz e pela reconciliação entre as nações”, e as visitas de estudo a Santarém, ao Palácio da Pena, em Sintra, e à Fundação Oriente.

Ainda houve espaço para apontamentos culturais de partilha, pelos alunos de Santarém, de dinâmicas UBUNTU.

Os serões culturais foram animados pelo Conservatório de Música de Santarém, pelos “8 D´Aldeia” e pelos jovens artistas da Escola Secundária Sá da Bandeira que reforçaram a coesão do grupo, permitindo a participação de todos com danças e cantares.

Finalmente, gostaríamos de agradecer à equipa fantástica de professores e alunos de Santarém, que tão bem sabem receber, que dão tanto deles contribuindo para a construção de pontes de paz e amizade entre todos os participantes destes encontros, espalhando sementes de felicidade em cada um de nós. Bem hajam!

Na despedida, fizemos a avaliação, recebemos a medalha do encontro, os certificados de participação e choramos abraçados, com pena da semana ter terminado…

Ver Vídeo de Comunicação Santarém

 

 

Todos os direitos reservados © 2021. AEAlcochete.

Search